Vladimir Carvalho, que já foi homenageado na Cinedocumenta, é premiado em Brasília

Vladimir Carvalho, que já foi homenageado na Cinedocumenta, é premiado em Brasília

Os parceiros da Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga – Cinedocumenta, estão mesmo em evidência. E não é de hoje. Os já citados aqui neste ano, Luiz Carlos Lacerda (Bigode) e Joel Pizzini, têm uma longa e sólida carreira como cineastas. Agora, destacamos mais um, Vladimir Carvalho (foto),  homenageado na abertura do Festival de Brasília, no último dia 15. O cineasta foi aplaudido de pé, e recebeu do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, um prêmio do festival.

A história de Vladimir com a Cinedocumenta começou em sua terceira edição, 2005. “O velho cinema novo” era o tema do evento. Vladimir estava entre as figuras que ganharam retrospectiva naquele ano, e ele nos agraciou com sua presença”, recorda Éderson Caldas, coordenador da Mostra de Cinema.

Em 2009, Vladimir Carvalho volta a participar da  Cinedocumenta, e é homenageado. “Cinema X Antropologia” foi o tema daquela edição. Estávamos na 6ª edição da Mostra, e a homenagem ao Vladimir deveu-se ao fato de ele, cineasta e jornalista, ser um dos precursores do cinema documentário no Brasil”, conta Éderson Caldas.

Por outras vezes, Vladimir prestigiou a Cinedocumenta, inclusive no ano passado, participando ativamente da programação.

Foto: Grão Fotografia

No Comments

Post A Comment