Produção da Cinedocumenta organiza catálogo com filmes selecionados para a Mostra

Produção da Cinedocumenta organiza catálogo com filmes selecionados para a Mostra

Nesta semana, a produção da Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga – Cinedocumenta está se dedicando à produção do catálogo com as 23 obras selecionadas para o evento. São filmes vindos de todo Brasil e que abordam questões ligadas ao “Meio Ambiente”, tema deste ano da Cinedocumenta. No total, serão exibidos 06 longas e 17 curtas-metragens escolhidos entre dezenas de inscritos para a seleção.

“Ficamos felizes com a participação de obras produzidas por tantas regiões, manifestações de culturas tão distintas. Além, claro, da satisfação em receber as criações do Vale do Aço, reafirmando a importância da Mostra na promoção de nossos realizadores, do cinema local”, comenta o coordenador geral da Cinedocumenta, Éderson Caldas, que, neste ano, viabilizou inscrições de filmes por meio da internet.

Juntamente com o cineasta e historiador, Sávio Tarso, Éderson assina a curadoria da Mostra, que conta com o patrocínio da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Neste ano, fiquei surpreso com a diversidade dos formatos dos filmes inscritos. Alguns com caráter de reportagem, outros observacionais, além dos  biográficos”, cita Sávio, destacando em seguida um outro grupo de documentário. “Há uma tendência, quando se fala em Meio Ambiente, em se focar apenas em denúncias, ideologias, meio panfleto. Mas recebemos filmes que apresentam soluções práticas de sustentabilidade, inspirados em novos valores”.

Os filmes selecionados vão integrar a programação da 11ª edição da Cinedocumenta, que acontece entre 28 de outubro e 1º de novembro, em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Belo Oriente e Santana do Paraíso.

Sávio destaca a diversidade dos formatos dos filmes inscritos

Sávio destaca a diversidade dos formatos dos filmes inscritos

No Comments

Post A Comment