Literatura é destaque na 10ª edição da Cinedocumenta

Literatura é destaque na 10ª edição da Cinedocumenta

20120430020646

 

Com início na próxima quinta-feira (15), um dos principais festivais nacionais de cinema documentário, a Cinedocumenta, que está em sua 10ª edição, exibe até o dia 18 de maio 20 filmes ligados à literatura e selecionados entre produções vindas de todo o Brasil.

A oficina “Correspondências Poéticas: a releitura cinematográfica”, com Joel Pizzini, é outro destaque da Mostra, que será realizada no Centro Cultural Usiminas e no Parque Ipanema.

As aulas serão ministradas de 14 às 18h, na Sala de Ensaio do Centro Cultural.

A oficina terá como propósito estabelecer um diálogo entre a obra de Manoel de Barros, um dos maiores poetas vivos do país, e a linguagem cinematográfica.

Uma década de Cinedocumenta

Éderson Caldas é o idealizador e produtor da Cinedocumenta, que tem como principais objetivos democratizar o acesso do público às obras que estão fora do circuito comercial, formar produtores, diretores, atores e ainda estimular reflexões sobre temas pertinentes ligados ao povo brasileiro, seus costumes, tradições, sua arte. “Esses assuntos são sempre abordados por pessoas geniais ligadas à sétima arte, à literatura e aos mais diversos campos do conhecimento”, comenta.

Segundo calcula o produtor, mais de 400 filmes já foram exibidos na Mostra ao longo de seus dez anos, entre longas e curtas-metragens.

Pelo evento, também segundo estimativa de Éderson, já passaram mais de 20 mil pessoas, considerando, inclusive, os participantes de oficinas ministradas paralelamente à Mostra.

Quanto aos temas elencados pela Mostra Nacional de Cinema de Ipatinga, Éderson destaca “Golpe de 1964”;  “O velho cinema 20120430020646

A Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga é uma idealização e realização da MC Produção. Conta com o patrocínio da Usiminas e de empresas privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga. Integram a equipe de produção: Éderson Caldas (coordenação geral e curadoria), Sávio Tarso (curadoria de programação), Othon Valgas (coordenação de produção), Simonal Wilde (coordenação de logística), Cristiano Almeida (coordenação técnica), Beto de Faria e Lú Profiro (assistentes de produção), Marilda Lyra (produção executiva), Adilson Mariano (contabilidade), Polliane Torres e Goretti Nunes (assessoria de imprensa).

No Comments

Post A Comment