11ª CINEDOCUMENTA

 

O tema Meio Ambiente orientou a 11ª  Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga – Cinedocumenta, realizada com o propósito de promover reflexões sobre essa inspiração a partir de filmes que abordam o assunto.

O evento, que exibiu trabalhos vindos de diversas partes do Brasil, manteve o foco na valorização de produções que estão fora dos circuitos comerciais. A formação de público para essa categoria e a democratização do acesso ao cinema documental também se mantiveram entre os propósitos dessa edição da Mostra.

A Cinedocumenta, com seu caráter itinerante, teve sua programação desenvolvida em Belo Oriente, Ipatinga, Santana do Paraíso e Periquito, priporizando o espaços, como teatro, faculdades, escolas públicas situadas em pequenas comunidades, além de um educandário de Ipatinga, que tem como público-alvo portadores de necessidades especiais.

Diversas sessões foram comentadas por diretoras de filmes vindos de outros Estados brasileiros, muitos premiados fora do Brasil, incluindo títulos estreantes. Realizadores locais, alguns que se consideram filhos da Cinedocumenta, por terem conhecido a linguagem cinematográfica a partir de oficinas promovidas durante a Mostra, tiveram a oportunidade de divulgar suas obras.

A realização de uma oficina de audiovisual completou a programação da Cinedocumenta.