A Cinedocumenta e seus temas

A primeira edição da mostra trouxe o tema Essas Pessoas, Essas Cidades. Em 2004, a segunda edição tratou da luta política contra o Golpe de 1964; a terceira edição abordou o Velho Cinema Novo. A quarta edição, promovida em 2006, teve como tema Ficção e Realidade, exibindo filmes que têm a responsabilidade de registrar o real, compreendendo assim uma enorme quantidade de dilemas morais e éticos. No ano de 2007, a mostra passeou pela arte do olhar cinematográfico colocando em cena o tema Retratos. Realizada em 2009, a sexta edição promoveu o debate Cinema X Antropologia. Em 2010, a sétima edição teve como tema Aqui, o cinema brasileiro fala, refletindo acerca do Cinema brasileiro e seu potencial transformador. A oitava edição, já em 2011, exaltou a cultura nacional com o tema Viva o Povo Brasileiro. O evento, que destacou filmes como 5X Favela, Agora Por Nós Mesmos, contou com a presença de Luciana Bezerra, diretora de um dos episódios do filme. Promovida em 2013, a nona edição abordou com sobriedade o tema Cinema da Paz em Tempo de Guerra. Para comemorar uma década de existência, a Cinedocumenta, em sua 10ª edição, a de 2014, homenageou a literatura, com o tema Cinema e Literatura e a exibição de 20 filmes ligados a esse assunto, vindos de todo o Brasil.

A 11ª edição, em 2016, abordou Cinema e Meio Ambiente com uma propriedade de reflexões contemporâneas.  No ano passado (2017), a Diversidade de Amar, um convite a reflexões sobre as formas de amor, marcou com maturidade mais uma mostra, contabilizando 12 edições.

A exploração da realidade de forma a permitir um mergulho introspectivo em questões relacionadas diretamente com o que nos faz humanos. Assim pode-se também definir o documentário. Nesse sentido, realizar uma mostra que utilize do documentário como instrumento cultural de formar plateia e provocar reflexões, trata-se de um gesto continuamente de vanguarda.

A 13ª CineDocumenta – Mostra de Cinema Documentário é uma idealização e realização do produtor Éderson Caldas e Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Cenibra, por meio da lei federal de incentivo à cultura.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.